19/05/2013

Tinta Sun-Believable

Cientistas do Reino Unido estão desenvolvendo uma tinta especial capaz de capturar luz solar e transformá-la em energia.
Se obtiverem sucesso, as casas e escritórios da Inglaterra juntos poderiam gerar um terço de toda a energia no país. Não teremos mais que utilizar painéis solares, no futuro o máximo que teremos que fazer é passar uma demão de tinta onde quisermos capturar luz para gerar energia.
Isso é feito através de uma mistura de nanopartículas de dióxido de titânio com sulfureto ou seleneto de cádmio, que são dois compostos que absorvem fótons. Os cientistas aplicaram a tinta em um superfície transparente e expuseram na luz solar, mas ela ainda apresenta certas complicações a serem melhorias pois  só conseguem capturar e transformar em energia elétrica 1% da luz solar capturada. Em quando os painéis solares comuns conseguem de 10 a 15% de conversão. Porém eles afirmam que a fabricação da tinta é barata, e muito fácil de ser produzida em grande escala.
Outro problema seria com as cores, pois eles obteriam uma melhor eficiência combinando elementos que gerou uma cor marrom clara. Isso seria um grande problemas já que muitas pessoas poderiam não gostar de ter sua casa com esta cor, porem seria um bom sacrifício por uma economia na conta se luz não é mesmo?
Prashant Kamat e John A. Zahm do departamento de Ciência em Química e Bioquímica da universidade planejam conseguir melhoria e comercializar a tinta até o final de 2014 e esperam que na década de 2020, todos os países já utilizem desta vantagem.


Grupo Ptolomeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário