09/03/2013

Ondas Sonoras

A onda é uma perturabação feita em um meio especifico, ela é um transmissor de energia.

A fonte é quem fornece a energia para essa tal perturbação.

 
A velocidade do som é de 340m/s no ar mais pode ser alterado em meios diferentes de transmissão, o som é uma onda mecânica

    Frequência
    medida em herts
    quanto maior o comprimento da onda menor a frequência e quanto menor o comprimento maior a frequência.
    Os infrassons e os ultrassons são definidos conforme a frequência da onda. São infrassons quando a frequência for menor que 20hz e são ultrassons quando a frequência for maior que 20hz.

- Qualidade do som

o grave e o agudo do som Também tem a ver com sua frequencia,

quanto maior for a frequência da onda mais agudo. Quanto menor for a frequência da onda, mais grave
A sua intensidade está relacionada a amplitude, ou se é forte ou fraca
quanto maior for a amplitude da onda, mais forte. Quanto menor for a amplitude da onda, mais fraco.  
Timbre é a característica que nos ajuda a diferenciar os tipo de instrumentos, e Também da para saber sua amplitude e intensidade de acordo com o timbre

Efeito dopple

O efeito doppler ocorre quando um som é gerado ou refletido por um objeto em movimento, esse efeito é observado em ondas emitidas ou refletidas. A pessoa que observa percebe as frequências diferentes emitidas por uma fonte, que acontece devido à velocidade entre a onda e o movimento da pessoa que observa

 

http://www.fisicaevestibular.com.br/acustica4.htm

Grupo FARADAY



Teoria ondulatória da luz

Iremos abordar as ondas de luz, utilizando como base a obra Tratada sobre a luz, a teoria ondulatória de Huygens, na qual apresenta sua teoria a respeito da luz e seus fenômenos, para que possamos entendê-lo é preciso saber um pouco de sua filosofia e seus pensamentos.

Huygens foi um grande gênio de sua época, teve varias contribuições à ciência que foram de grande importância, tendo muitas de suas teorias um sucesso, e destacando-se também seu trabalho no desenvolvimento de relógios, técnicas ópticas, entre ouros. Ele tinha muita admiração por René Descartes.

Já conseguimos observar, logo no primeiro capitulo sua concepção mecanicista a respeito da natureza da luz e sua concepção a respeito da “verdadeira filosofia” como sendo aquela em que se concebe a causa de todos os efeitos naturais por razoes da Mecânica:

“Não se pode duvidar que a luz consista no movimento de certa matéria. Se considerarmos a sua produção, encontraremos que na Terra são principalmente o fogo e a chama que a geram e eles contém sem dúvida corpos que têm um movimento muito rápido, já que dissolvem e fundem muitos outros corpos, dos mais sólidos. Se considerarmos seus efeitos, veremos que quando a luz é concentrada, como por espelhos côncavos, ela tem a virtude de queimar como o fogo, ou seja, ela separa as partes dos corpos. Isso certamente é um sinal de movimento, pelo menos na verdadeira Filosofia, na qual se concebe a causa de todos os efeitos naturais por razão da Mecânica – e isso deve ser feito, a menos que se renuncie a toda esperança de jamais compreender coisa alguma da Física, em minha opinião”.(HUYGENS, Tratado, p.12)

Esta obra é um pouco complexa, mas mesmo quem não entende muito do assunto consegue entende-la, ela vem diferenciando o efeito os fenômenos aplicados no som dos que são aplicados na luz, seus diversos efeitos e seus opostos meios de propagação e sustentabilidade.

O autor utilizou o conceito de éter que tinha raízes bastante sólidas na época. Por isso, Huygens baseou-se no princípio de que a luz se transmite através dele e, ao ser transmitida, é como se houvesse uma série de ondas de choque, que vão transmitindo o movimento de umas para as outras. Também propôs que a velocidade de propagação não era infinita, contrariando o que vários cientistas tinham proposto até então.

Ele passa, então, a explicar uma série de propriedades da luz: velocidade extrema, mas não infinita constância da velocidade, propagação para frente, independência das ondas de luz, propagação a grandes distâncias, propagação retilínea, reflexão, refração e, correlata a essa última, transparência dos corpos. Ao mesmo tempo, seu modelo para a luz vai sendo detalhado, “não se pode duvidar que a luz consistisse no movimento de certa matéria”.

Mais sua teoria não era totalmente aceita por todos. E então Isaac Newton apresentou à Royal Society um modelo da propagação da luz, em que defendia a teoria corpuscular. Como era um cientista de grande renome, instalou-se no mundo científico uma grande discussão para ver qual das teorias seria a verdadeira: a corpuscular, de Newton, ou a ondulatória, de Huygens. A diferença é que o conceito de partícula envolve o transporte de matéria. Além disso, enquanto a partícula se pode movimentar no vácuo, a onda precisa de um meio. Enfim, deveria se escolher uma das teorias como estando correta. Neste sentido, o modelo de Newton acabou por prevalecer. Somente mais tarde se mudou de opinião, com as experiências e estudos efetuados pelo inglês Thomas Young e outros.

Sua teoria então foi aceita por todos dando origem a sua obra original, com o seu estilo coerente de forma lógica e sistemática, e até hoje é muito lida por estudantes e pessoas que tem interesse pelas leis da física.

                                           Giovanna, Grupo Ptolomeu.

Reflexão de ondas

Trata-se de um fenômeno que ocorre quando ondas batem em um obstáculo e voltam ao mesmo meio de propagação, mantendo as mesmas características da onda incidente.
Ondas unidimensionais podem ser classificadas em dois tipos diferentes:

Com extremidade fixas:
É quando o pulso gerado faz a corda subir e voltar a sua posição original, mas quando ela incide em uma extremidade fixa, pelo princípio da ação e reação, reage sobre a corda fazendo com que ela volte na direção da aplicação do pulso porém com sentido inverso, gerando um pulso refletido.

Com extremidade móvel:
Considere que a corda esteja presa por um anel a uma haste idealizada, portanto sem atrito.
Ao atingir o anel, o movimento é continuado, embora não haja deslocamento no sentido do pulso, apenas no sentido perpendicular a este. Então o pulso é refletido com o sentido inverso porém sem inversão de fase, já que o pulso refletido faz o mesmo movimento do pulso incidente somente com o sentido contrario.

Já nas ondas bidimensionais há duas leis que são representadas como:
1ª lei da reflexão: o raio incidente (RI), o raio de reflexão (RR) e a reta perpendicular á superfície refletora no ponto de incidência (N) estão contidos sempre no mesmo plano.
2ª lei da reflexão: RI = RR, ou seja, o ângulo do raio de incidência é igual ao ângulo do raio de reflexão.

                            Grupo Newton

Site com imagens e mais explicações:

08/03/2013

Um Avanço Eminente

     Recentemente o governo do Espirito  Santo deu inicio à um sistema milionário de  fibras ópticas em vitória.
     A PRODEST é o instituto responsável pela execução do projeto que consiste  na instalação de 55  KM de fibras óptica , que atenderá as repartições publicas do município  Este projeto que custa aproximadamente  12 (doze) milhões de reais é de um avanço ímpar para a  historia da banda larga brasileira, afinal a utilização de fibras ópticas é muito recente e até então não havia registro de uma promoção publica deste artificio.
     A tecnologia consiste na  condução de informações pela luz canalizada em uma fibra,  em um processo  que é chamado de  reflexão total da luz, informações essas que são imprescindíveis entre institutos como hospitais, delegacias e escolas.
     O que acontece é que  a luz na fibra não sofre perda de dados em seu percurso, diferente dos fios convencionais de cobre que  perdem energia constantemente de varias maneiras.
     No que diz respeito ao âmbito social deste projeto é que com a popularização deste meio aumenta ainda mais a competitividade dos intoleráveis fornecedores particulares que estão nos topos das reclamações dos consumidores brasileiros.
   Em resumo uma organização estatal sobre os meios tecnológicos seria bem vindoura, porem fiscalizações quanto a superfaturamentos são imprescindíveis afinal se trata de uma tecnologia ainda muito cara para os  cofres nacionais.

                                                                                                             Octávio Motta , Grupo Galileu.


 Segue  o site da noticia :

E um vídeo sobre uma experiencia  a respeito do funcionamento de fibras óticas do ponto de vista físico :