16/03/2013

Acústica Arquitetônica

O crescente aprimoramento tecnológico ocorrido nos últimos anos principalmente nas áreas de eletrônica analógica e digital proporcionou um grande desenvolvimento dos equipamentos destinados à captação, registro e reprodução sonora componente dos sistemas de áudio tornando-os muito mais sofisticados e complexos. Estes sistemas de áudio encontram-se cada vez mais presentes em vários ambientes como os teatros, casa de shows e auditórios.

Porem o projeto acústico destes ambientes, em sua grande maioria, não tem levado em consideração as características do sistema de áudio a ser instalado, resultando em prejuízo do desempenho acústico do ambiente e consequente insatisfação da população.

Foi realizado um estudo sobre as diversas técnicas de medição de resposta impulsiva com as quais os sistemas, tanto acústico quanto de áudio, podem ser caracterizados chegando a conclusão que a técnica de varredura logarítmica de seno é aquela que mais se adapta às medições acústicas por apresentar melhor relação sinal/ruído e imunidade à distorções inerentes aos transdutores eletromecânicos utilizados. Esta foi aplicada em uma análise do sistema som-ambiente do Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Como resultado desta análise conclui-se que a amplificação eletrônica, apesar de ser adequada para atender às necessidades da aplicação, tem sua capacidade limitada pelas caixas acústicas.

As mesmas em conjunto com as características do ambiente, são capazes de proporcionar uma boa clareza de voz na área de cobertura. Também se conclui que o ambiente de Salão de Atos possui absorção excessiva em médias-altas frequências e baixa audibilidade nas posições mais distantes do palco.

Ainda, é mostrado que, devido ao posicionamento das caixas acústicas no palco, existem regiões na área da plateia que são atingidas pelo efeito de eco.

Grupo Ptolomeu
 

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