Recentemente o governo do Espirito Santo deu inicio à um sistema milionário de fibras ópticas em vitória.
A PRODEST é o instituto responsável pela execução do projeto que consiste na instalação de 55 KM de fibras óptica , que atenderá as repartições publicas do município Este projeto que custa aproximadamente 12 (doze) milhões de reais é de um avanço ímpar para a historia da banda larga brasileira, afinal a utilização de fibras ópticas é muito recente e até então não havia registro de uma promoção publica deste artificio.
A tecnologia consiste na condução de informações pela luz canalizada em uma fibra, em um processo que é chamado de reflexão total da luz, informações essas que são imprescindíveis entre institutos como hospitais, delegacias e escolas.
O que acontece é que a luz na fibra não sofre perda de dados em seu percurso, diferente dos fios convencionais de cobre que perdem energia constantemente de varias maneiras.
No que diz respeito ao âmbito social deste projeto é que com a popularização deste meio aumenta ainda mais a competitividade dos intoleráveis fornecedores particulares que estão nos topos das reclamações dos consumidores brasileiros.
Em resumo uma organização estatal sobre os meios tecnológicos seria bem vindoura, porem fiscalizações quanto a superfaturamentos são imprescindíveis afinal se trata de uma tecnologia ainda muito cara para os cofres nacionais.
Octávio Motta , Grupo Galileu.
Segue o site da noticia :
E um vídeo sobre uma experiencia a respeito do funcionamento de fibras óticas do ponto de vista físico :
Muito bom! Apenas uma observação, é um trabalho de grupo.
ResponderExcluir