22/03/2013

‘’Não chore pelo café derramado’’

Derrubar café é algo que acontece diariamente no nosso cotidiano, por tanto isso acontecer cientistas da Universidade da Califórnia descobriram que caminhar com uma xícara de café na mão é ir contra a nossa própria natureza, e derramar o café é basicamente inevitável.

Em testes os cientistas reuniram vários voluntários e os colocaram em uma sala onde caminharam em diferentes velocidades tentando seguir o trajeto que estava no chão com uma xícara de café na mão. Durante o percurso, uma câmara gravou a caminhada e um microssensor na caneca assinalou o momento exato em que o café caía ao chão, então notaram que existe uma relação entre os movimentos das pernas, a baixa viscosidade do café, e o design das xícaras. Isso ocorre porque há frequência nas oscilações do líquido dentro da xícara, e essa frequência está interligada com o movimento de nossos passos.

Os pesquisadores apresentaram algumas soluções: utilizar um copo ou xícara mais estreito e longilíneo, colocar menos café na xícara, iniciar o movimento devagar e não acelerar subitamente o passo. Se as dicas são úteis ou não fica a critério de cada um, porém não se deve negar que uma pesquisa tão inusitada quanto essa merece concorrer ao prêmio Ig Nobel, prêmio que define as pesquisas científicas mais inusitadas do mundo.

Grupo Ptolomeu

Fonte: http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI304852-17770,00-ENTENDA+PORQUE+O+CAFE+SEMPRE+CAI+DA+SUA+XICARA.html

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário