11/05/2013


         Curto-circuito


        Quando assistimos em jornais  notícias relacionadas a incêndios, ficamos nos perguntando “mas o que causou o incêndio?”. Vários incêndios são provocados por curtos-circuitos que ocorrem em circuitos elétricos, nos quais a corrente elétrica é rapidamente elevada.
         Pode dizer que o curto-circuito ocorre porque a corrente elétrica que sai do gerador e percorre todo o circuito e volta com a intensidade muito maior.
         Quando dois pontos de um circuito são ligados por um fio de resistência desprezível, dizemos que há curto-circuito, o que significa que os dois pontos têm o mesmo potencial. Em algumas vezes, provocando um curto-circuito podemos eliminar um resistor do circuito, pois ele deixará de ser percorrido por corrente.
         Na imagem abaixo temos um circuito em que os pontos X e Y foram ligados por um fio de resistência desprezível:
Circuito ligado por um fio de resistência desprezível.

          Quando a corrente elétrica atinge o ponto X, ela é totalmente desviada pelo fio de resistência r = 0, indo para o ponto Y. Desse modo, os pontos X e Y passam a ter o mesmo potencial e podem ser considerados o mesmo ponto, como mostra a figura abaixo:
A resistência R2 não é mais percorrida por corrente elétrica.

        O resistor de resistência R2 não é percorrido por corrente e pode ser eliminado do circuito. Desse modo, a resistência equivalente desse circuito é calculada da seguinte maneira:
Req = R1 + R3 + R4


       


Grupo Faraday.

Fonte: Brasil Escola




Nenhum comentário:

Postar um comentário