Os desenvolvedores da IBM criaram um painel solar , a novidade que não é para apenas gerar a eletricidade , mas aproveita o calor coletado para dessalinizar agua do mar
Segundo um estudo realizado pela European Solar Thermal Electricity Association, seria necessário apenas 2% da área total do deserto do Saara para fornecer a eletricidade necessária ao mundo inteiro, porem essa tecnologia está com um custo muito elevado Sua superfície é coberta por pequenos espelhos que refletem luz em receptores contendo centenas de chips conversores de energia. Cada receptor, dessa forma, recebe energia 'concentrada', em maior quantidade do que luz solar direta.
Uma vez alinhado, os raios do sol refletem nos espelhos para vários receptores, conseguindo converter 200 watts de energia, em média, ao longo de um dia típico de oito horas numa região que habitualmente receba sol.
Logo nesse sistema, água salgada pode ser reutilizada no processo, para água potável. Um metro quadrado de receptores pode dessalinizar até 40 litros de água por dia.
Grupo Galileu
Nenhum comentário:
Postar um comentário