15/06/2013

Bobina de Tesla



A bobina de Tesla foi desenvolvida por Nikola Tesla (1856 - 1943), físico Croata de ascendência sérvia, que em 1899, utilizando uma bobina de 12 milhões de volts produziu descargas elétricas de 38 metros de extensão, entre dois eletrodos colocados a uma altura de 61 metros do solo. A companhia elétrica da cidade pegou fogo após uma sobrecarga causada pela potência utilizada no experimento.
  Essa bobina, nada mais é que um transformador ressonante que eleva muito as tensões.
É de fácil construção e seu funcionamento não é nenhum "bicho de 7 cabeças". Um transformador primário eleva a tensão da rede de 110V ou 220V para 5.000V. Essa tensão é passada para um centelhador que está ligado a um capacitor e a bobina primária do transformador secundário. Quando o capacitor carrega, a tensão no centelhador aumenta fazendo com que o ar torne-se condutor (quebra da rigidez dielétrica) e transmita uma pico de corrente elétrica através do circuito. Isso acontece 120 vezes em um segundo.
Essa corrente que passa pela bobina primária do transformador secundário gera um campo magnético variável que induz uma corrente elétrica para a bobina secundária. Pelo número de espiras ser bem maior do que na bobina primária, a corrente elétrica é baixa mas a tensão obtida nos terminais são de 100.000V.
  Tesla tentou implantar sua bobina no transporte de energia em longa distâncias e na parte de comunicação. Porém esse não era o objetivo principal da bobina e os ruídos eram muito altos.

Vídeos sobre a Bobina de Tesla

Ficheiro:BobinaDeTesla.gif

GRUPO NEWTON


Nenhum comentário:

Postar um comentário