15/06/2013

Explosão da Pedreira Intervales causa tremores aos  arredores de Santos, São Vicente e Cubatão.

Terça-feira dia 4 de junho, muitas pessoas que estavam aos arredores das cidades de Santos, São Vicente, e Cubatão sentiram tremores no solo e ficaram apavoradas, alguns prédios localizados no centro da cidade de Santos foram evacuados por conta do medo daqueles que ali estavam em meio do tremor, como noticiado no jornal da Globo, eram muitos os telefonemas aos bombeiros da região, e vários internautas utilizaram uma rede social para postar o que passaram no momento do abalo. “Senti um barulho bem forte. Algumas pessoas que trabalham no setor comigo sentiram o estrondo por volta das 17h50", explica o funcionário público Rafael Cicconi.

Segundo a Defesa Civil de Santos, o que aconteceu não foi um terremoto, e sim o reflexo de uma detonação na pedreira Intervales, que fica na área continental de Santos, as ondas da explosão se propagaram até as regiões afetadas. Por Daniel Onias Nossa, chefe da Defesa Civil de Santos. “O fato deve estar ligado com as explosões da pedreira Intervales, que fica na área continental bem em frente ao Centro da cidade. Então essa explosão foi sentida tanto no Centro de Santos e nas áreas dos morros, como também nos municípios vizinhos, principalmente em Cubatão”, afirma.


A explosão inicia-se quando um estímulo exterior provoca um aumento de energia cinética no explosivo, levando à quebra das ligações das moléculas afetadas, provocando a sua decomposição e consequente libertação de energia. Após ocorre a propagação no interior do explosivo, liberando a energia que vai gerar a decomposição das suas vizinhas. A frente desta propagação tem o nome de onda explosiva’’, sendo a velocidade desta mais ou menos constante no explosivo e característica do mesmo, mas podendo ser alterada por diversos fatores, inclusive a energia cinética inicial aplicada. Atingindo a superfície do explosivo, esta energia é libertada para o meio envoltório, ocasionando um aumento da pressão gerando uma onda com propagação radial e centrífuga, decrescendo a sua velocidade a partir do ponto de explosão. Os efeitos mecânicos traduzem-se na deslocação de materiais, por arrastamento ou por destruição.



A detonação ocorreu por volta da 17h45 no alto da Pedreira Intervale Minérios, localizada na Rodovia Cônego Domênico Rangoni, próximo à Ilha Barnabé. De acordo com a assessoria de imprensa da cidade, a empresa informou ao departamento que a carga utilizada na detonação é considerada normal. Segundo contato com a empresa que executou a explosão da pedreira, está era um explosão programada e não houve excesso de explosivos, como já foram feitas várias explosões na área, mas explica Daniel "Dessa vez a explosão foi realizada em uma parte bem alta da pedreira, em clima de nebulosidade e esses talvez tenham sido os motivo da repercussão do som nos municípios vizinhos”.

Em relação a este fato, o barulho foi influenciado pelo tempo, que estava nublado, pois quando o tempo está encoberto, a sensação do barulho é maior do que quando o céu está sem nuvens.


Referências:


G1. Explosão faz Prédios em Santos Tremerem. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/06/explosao-faz-predios-em-santos-tremerem-e-assusta-moradores.html>. Acesso em 15 de Junho de 2013.

G1. Defesa Civil Explica Tremor na Baixada Santista. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2013/06/defesa-civil-explica-tremor-sentido-na-baixada-santista-na-ultima-terca-feira.html>. Acesso em 15 de Junho de 2013.

OGLOBO. Explosão de Pedreira provoca tremor no Paraná. Disponível em: <http://oglobo.globo.com/pais/explosao-em-pedreira-pode-ter-provocado-tremor-de-terra-em-cidade-do-parana-3195184#ixzz2WKoIrmHz>. Acesso em 15 de Junho de 2013.



GRUPO FARADAY

Nenhum comentário:

Postar um comentário