28/03/2013


A VELOCIDADE DO SOM





Os sons de todas a frequências propagam-se com igual velocidade. Se isto não fosse verdade, sons agudos, de alta frequência, como o pífaro, numa banda musical, chegariam aos seus ouvidos antes (ou depois) dos sons de baixa frequência, como o do tambor. E assim a música seria deformada. 
Quando ouvimos uma orquestra tocando, cada instrumento produz som de uma forma diferente, no entanto, todos são ouvidos ao mesmo tempo.
É fácil perceber como seria catastrófico o entendimento de uma conversa se os sons agudos, graves, fortes e fracos se propagassem com velocidades diferentes.

As características do som são:

  Período: tempo gasto para formar uma onda. O período é o inverso da freqüência. Mede-se em segundos e se representa por T .
          Freqüência: É o número de oscilações ou ciclos por segundo de uma vibração sonora. A unidade com a que se mede é o Hertz  (1 ciclo por segundo = 1 Hz). A freqüência é o valor inverso do período, pelo que se uma oscilação dura T segundos, num segundo terá 1/T oscilações, a freqüência será de 1/T Hz.
          O ouvido humano é capaz de distinguir freqüências desde 20 Hz (vibrações lentas que chamamos de baixa freqüência ou graves) até 20 kilohertz (20.000 Hz, vibrações rápidas que conhecemos como de alta freqüência ou agudos).
          Amplitude: A amplitude é a quantidade de pressão que exerce a vibração no meio elástico, quanto mais forte soa, maior amplitude tem a onda sonora, já que exerce maior pressão no ar.
Intensidade: É um termo parecido com a amplitude, ainda que faz referência a quantidade de som. Mede-se como a potência sonora dividida pela superfícieI = P/m² 
          Longitude de onda: É a distância entre duas oscilações contíguas de uma onda, entre dois pontos em igualdade de fase.
longitude de onda = velocidade do som / freqüência
          As freqüências mais altas têm menor longitude de onda, enquanto as mais baixas são de maior longitude de onda. 
          Fase: A fase de um sinal é o ponto ou momento em que se encontra o sinal num instante determinado. Mede-se em graus de inclinação

As propriedades do som são:
        
 1 - Reflexão
          Mudança de direção das ondas sonoras que incidem em uma superfície refletora. O eco e a reverberação são exemplos de reflexão de ondas sonoras.
          2 - Refração
          Mudança na direção em que as ondas do som se propagam ao passarem de um tipo de substância para outro.
          3 - Difração
          Fenômeno em que uma onda sonora pode transpor obstáculos.
         4 - Interferência
          Recebimento de dois ou mais sons de fontes diferentes.
          5 - Ressonância
          Propriedade de aumentar a duração ou a intensidade




Grupo Max Panck


Fonte: http://www.proteve.net/som.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário